Oferta!

Memórias de um Sargento de Milícias

R$24,00

Manuel Antonio de Almeida

Categoria:

Descrição

“És filho de uma pisadela e de um beliscão; mereces que um pontapé te acabe a casta”. São com essas palavras que o jovem Leonardinho é enxotado de sua casa por seu pai, Leonardo Pataca, e vai-se jogar aos pés do padrinho, um homem muito gentil, que nutre grande carinho por seu afilhado.

A origem, digamos, pouco nobre e cômica do protagonista deste romance dá ao leitor uma boa perspectiva daquilo que ele encontrará nestas páginas: uma narrativa não só bem humorada, mas que retrata a vida dos estratos sociais mais baixos do Brasil do início do século XIX.

Destoando das narrativas do mesmo período, ambientadas em elegantes salões de festa e ocupando-se de descrever os costumes da alta sociedade carioca, este romance retrata tipos populares, como o barbeiro, padrinho do protagonista, o militar, e a própria Maria da Hortaliça, que sequer possui um sobrenome.

Obra ímpar da literatura brasileira, serviu de influência para Machado de Assis e apresentou aos leitores o primeiro anti-herói de nossa história literária, culminando em um dos pontos altos da ficção brasileira de todos os tempos.

X